quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Caracteristicas da Imaturidade Espiritual




A “criança em Cristo” tem características próprias: É pessoa que teve uma experiência de conversão, nasceu como filho de Deus, mas ainda não começou a desenvolver a sua capacidade e a assumir responsabilidades que são da sua competência, tendo, assim:

Necessidade de instrução

Nos termos de Gálatas 4.1-3: “Ora, digo que por todo tempo em que herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo Pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo”. Ainda crianças em Cristo, trazemos muita coisa lá de fora, coisas que nos acostumamos a ter e fazer na vida. E elas vão desaparecendo e nossa linguagem passa a ser outra. A revista Eclésia trouxe certa feita uma matéria sobre a linguagem do evangelho, chamada de “evangeliques”, o jargão usado pelos crentes. Na verdade, temos um vocabulário próprio. Chamamos muito as pessoas de “querido” e “querida”, já perceberam. La fora, essa coisa de homem chamando outro de querido, é coisa meio estranha. Na igreja, é diferente, pois o filho de Deus como é, somos irmãos um dos outros, pertencemos à mesma família amada do Pai. E nós nos amamos, “porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19). A mencionada revista, trouxe uma matéria sobre este assunto em outra ocasião.É uma linguagem que vai se apoderando devagarzinho do modo de ser do novo crente, e começa a substituir os “rudimentos do mundo” de Gálatas .4.3, os padrões de linguagem mundanos pelos padrões de linguagem de sua nova fé.

Mas não isso o que faz a doutrina, e, sim, a palavra: o estudo da palavra, o andar na palavra e o viver na palavra. Quando iniciamos a vida de fé, somos tutelados como se fossemos criancinhas. Orientados, supervisionados porque ninguém supera a necessidade de instrução, de educação de aprender sempre coisas novas. A pior coisa que pode acontecer a alguém é estagnar e dizer “Não tenho coisa alguma a aprender!” Isso pode ser em qualquer canto. Em alguns cantos, as pessoas têm de viver constantemente se atualizando. O médico precisa fazer cursos, participar de congressos onde são apresentadas técnicas novas, pois a medicina está avançando em passos galopantes com novas vitórias. O mesmo com a psicanálise em que o profissional precisa ler bastante em sua área, jamais parar de ler, porque, no mínimo, haverá o relato de uma seção de terapia que trará esclarecimento.

É o mesmo com a palavra de Deus. Muitos pregam inúmeras vezes sobre João 3.16, ou sobre o Filho Pródigo, sobre a Ceia do Senhor e cada vez aprende coisas novas, porque esses relatos não se esgotam. No campo de música, um regente coral ou de orquestra não pode estagnar no tempo e nunca se atualizar participando de congressos, de simpósios, achando que não precisa mais destes conclaves e das atualizações que eles trazem. No mínimo, um repertório mais contemporâneo. Isto acontece com o professor, com o Pastor e outros profissionais. Mesmo com a dona de casa, quem sabe que quanto mais livros de culinária têm, melhor, não é mesmo?   
No entanto, são elementos de uma educação mais aprimorada a independência, a escolha de currículo e um anseio pessoal, o desejo de crescer “na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18). Na vida e educação cristãs, o novo crente deve se envolver numa classe onde haja um estudo sério das escrituras. Há uma riqueza espiritual muito grande na experiência coletiva, solidária, podendo falar e ouvindo alguém falar e roçar experiências,alguém participar com um testemunho. É informação e formação também., porque Escritura Sagrada tem respostas para todas as situações da vida.
Ficar em casa para comungar com o televisor (mesmo que diga, “é programa evangélico!...”), duvido que o irmão ou irmã recebam um aperto de mão ou um abraço fraternal, ou um beijo santo da tela fria da TV.

Instabilidade da Fé
Deve-se considerar o problema da Instabilidade da Fé, ou na expressão de Paulo em Efésios 4.14: “para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação de erro”. Três coisas são absolutamente essenciais à fé livre e pessoal: a Bíblia aberta, o coração aberto e a mente aberta. Faz-se necessária pesquisa, aliada à análise e comparação, não significando, porém, que o novo crente que constantemente muda de igreja ou de pregador é expressão visível do texto acima. Ele se vê facilmente perturbado, desapontado e frustrado; duvida de sua salvação e da sinceridade dos outros; tem reações baseadas na emoção mais do que nos fatos; sua fé instável e sua fidelidade abalada não merecem confiança.

Você é Nascido de Novo?

Você é nascido de novo? O que significa nascer de novo? O que a Bíblia diz a respeito de nascer de novo?
Em João 3:3 (Bíblia Amplificada), Jesus disse:
Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo (novamente, do alto), não pode ver (saber sobre, conhecer; e experimentar) o reino de Deus.
Nicodemos, o homem com o qual Jesus estava falando, disse: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode elevoltar ao ventre materno e nascer? (João 3:4 – Bíblia Amplificada). Talvez você esteja pensando a mesma coisa. Como pode uma pessoa nascer já tendo nascido? Jesus está falando sobre o nascimento espiritual. Anteriormente eu disse que você é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo. O seu corpo já foi concebido, mas a Bíblia ensina que nosso espírito e nossa alma estão mortos e obscurecidos por causa do pecado.
Diagrama de Alvo

Você pode se ver no espelho, mover a cabeça, os braços e as pernas. Você está respirando. Você pode dizer que você está vivo. Mas o seu “verdadeiro eu” está vivo? Você está vivo e cheio de luz interiormente? Você tem paz? Você está em paz consigo mesmo? Você gosta de si mesmo? Você tem alegria e esperança? Você tem medo de morrer? Essas são questões que você precisa fazer a si mesmo. Você pode abrir um sorriso no seu rosto e não estar sorrindo interiormente.
Quando Jesus falou em ser nascido de novo, Ele estava ensinando que o homem interior necessita nascer para Deus. João 3:6 (Bíblia Amplificada) diz:
O que é nascido da [proveniente da] carne é carne [do físico é físico]; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Quando as mães dão à luz os bebês, eles são carne nascida da carne. Quando o Espírito Santo de Deus entra no seu espírito humano, você, então, é espírito nascido do Espírito. Isso se chama “o novo nascimento”. O Espírito Santo vem ao seu espírito somente de uma forma. Você só pode ser nascido de novo de uma forma. Assim como o nascimento físico só pode ocorrer de uma forma, o mesmo ocorre com o nascimento espiritual.
Você não pode dar vida espiritual a si mesmo mais do que você conseguiria nascer fisicamente a não ser pelo processo de nascimento natural. Há processo físico natural que precisa estar em operação para que um bebê venha a nascer, e há um processo espiritual sobrenatural que precisa estar em operação para que seu espírito receba novo nascimento.
Qual é o processo? Se você decide hoje que quer ser nascido de novo, o que você precisa fazer?
Primeiro, reconheça e admita que você está espiritualmente morto por causa do pecado em sua vida. Romanos 3:23 diz: Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus. Ninguém está sem pecado! Não tenha medo de admitir que você é um pecador.
Primeiro João 1:8 (Bíblia Amplificada) diz:
Se dissermos que não temos pecado nenhum [recusando-nos a admitir que somos pecadores], a nós mesmos nos enganamos e nos desviamos, e a Verdade [que o Evangelho apresenta] não está em nós [não habita em nossos corações].
O verso 9 (Bíblia Amplificada) diz:
Se [livremente] admitirmos que pecamos e confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo (fiel à sua própria natureza e promessa) e irá perdoar os pecados [retirar nossa ilegalidade] e [continuamente] nos purificar de toda injustiça.
Amado, isso são boas novas. Não é de adimirar que o evangelho é referido como as boas novas. Portanto nós vimos que o Passo 1 em direção a ser nascido de novo é admitir que você é um pecador. Isso significa encarar a verdade a respeito de si próprio. É difícil enfrentar a verdade. Admitir nossas falhas dói. Satanás quer mantê-lo no engano; Deus quer que você enfrente a verdade.
O Passo 2 é confessar os seus pecados. Confessar significa verbalizar. Há um efeito purificador se você verbaliza com a sua boca as coisas que fez de errado e das quais quer se livrar.
Essas coisas estão armazenadas dentro de você, e é exatamente elas, a memória delas, a sensação de elas serem erradas, que o têm deixado nas trevas.
Confesse seus pecados ao seu Pai do céu. É o caminho de Deus pára libertá-lo deles. Você se livra deles pela confissão, e Ele substitui o pecado por perdão. Ele o purifica. É como receber um banho por dentro.

EM QUE VOCÊ DEVE CRER?
Creia que Jesus fez o que a Bíblia diz. Creia que Ele é, de fato, o Filho de Deus, nascido de uma virgem. Ele tomou para si o pecado do homem. Ele se tornou nosso sacrifício e morreu na cruz. Ele não permaneceu morto. Ele estava na sepultura por três dias. Durante esse tempo, Ele entrou no inferno e derrotou Satanás.
Tudo isso Ele fez voluntariamente porque amava a Seu Pai (Deus) e porque Deus e Jesus amaram tanto a você e a mim que nenhum plano seria exagerado demais. Tudo o que fosse necessário para ter o povo de Deus de volta, novamente livre, é o que Eles fariam. Jesus pagou por nossos pecados na cruz e foi para o inferno em nosso lugar. Então, como Deus havia prometido, no terceiro dia Jesus ressuscitou dos mortos.
O que aconteceu na cruz
Quando Jesus estava pendurado na cruz, Ele tomou nosso pecado sobre si mesmo. Deus não pode ficar na presença do pecado. Como Jesus tomou nosso pecado, Ele foi separado da presença do Pai. A mesma coisa aconteceu com Adão no jardim. Como ele pecou, a presença de Deus o deixou. Deus não pode habitar no meio do pecado. O pecado põe uma muralha entre o homem e Deus.
Jesus estava tomando os seus pecados e os pecados de todos sobre Si quando sentiu a ausência da presença do Seu Pai. Ele disse: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Veja Mateus 27:46, paráfrase do autor). Jesus sabia que isso iria acontecer, mas o horror da separação da presença viva do Pai foi pior do que Ele pudesse imaginar, e isso o fez clamar. Ele entregou Seu Espírito ao Pai e morreu. Então o puseram – ou seja, Seu corpo – numa sepultura, e Seu espírito foi para o inferno, porque lá é onde merecíamos ir.
Lembre-se de que bem no princípio deste livro eu disse que, quando você morre, somente o seu corpo morre. Sua alma e seu espírito vão para o céu ou para o inferno.
Não há esperança de alguém ir para o céu a não ser que você creia de todo o seu coração que Jesus tomou o seu lugar. Ele se tornou o seu substituto e tomou toda a punição que você merece. Ele levou sobre Si todos os seus pecados. Ele pagou a dívida que você deve. Ele fez isso por você porque Ele o ama. João 3:16 diz:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus foi para o inferno por você. Ele morreu por você. Ele pagou pelos seus pecados. Deus era fiel a Jesus. Deus fez o que Ele disse a Jesus que faria. Ele o ressuscitou dos mortos.
Mas, até que isso acontecesse, Ele estava sozinho por três dias como prova de estar cumprindo a lei e vencendo as hostes do inferno. Ele tomou as chaves do inferno e da morte. Ele pregou aos que lá estavam cativos a respeito do paraíso. Ele os libertou vitoriosamente.
No terceiro dia, Ele ressuscitou dos mortos. Depois disso, Ele entrou nas regiões celestiais com uma porção do Seu próprio sangue e o deixou lá como uma lembrança constante de que sangue sem pecado havia sido derramado para pagar pelo pecado do homem, porque a vida está no sangue (Levítico 17:11).
De volta ao assunto (crer)
Em que mais você precisa crer?
Creia que Ele fez isso por você.
Creia com o seu coração. Sua mente não vai compreender o que estou lhe dizendo, mas creia com o seu coração. Ouça o seu coração (seu espírito).
Romanos 10:9 diz que, se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo (nascido de novo).
Até este ponto, se você decidiu que crê naquilo que estou lhe dizendo e quer receber a Jesus, você precisa dizer: Eu creio que Jesus é o Filho de Deus. Eu creio que Ele morreu por mim. Eu creio que Deus o ressuscitou dos mortos.
Romanos 10:10 (Bíblia Amplificada) diz que com o coração o homem crê e é justificado. A palavra justificar significa tornar como se nunca houvesse pecado; significa purificar-se, reconciliar-se com Deus. Somente crendo em Jesus e em tudo o que Ele fez é que você será justificado.
Nenhuma quantidade de boas obras tornará você justo para com Deus. Ir meramente à igreja não justificará você. Primeiramente, você deve ser justificado pela fé, então as boas obras o seguirão como um sinal da mudança em seu coração. O coração deve ser justo primeiro. Você precisa crer em seu coração, seu homem interior. Romanos 10:10 (Bíblia Amplificada), em seguida fala em confessar com a sua boca para confirmar a sua salvação.
Confirmar significa “estabelecer”4. Dizer aquilo que você crê lhe assegura algo como seu. É como bater o martelo, por assim dizer.

Vamos Orar!
Aqui está um exemplo de oração que você pode fazer. Entretanto, incentivo-o a derramar seu coração a Deus à sua própria maneira.

Deus Pai, creio que Jesus Cristo é o Teu Filho, o Salvador do mundo. Creio que Ele morreu na cruz por mim, e levou sobre Si todos os meus pecados. Ele foi ao inferno e triunfou sobre a morte e a sepultura. Creio que Jesus ressuscitou dos mortos e está agora assentado à Tua destra. Preciso de Ti, Jesus. Perdoa meus pecados, salva-me, vem habitar dentro de mim. Quero ser nascido de novo.
Se você crê nessas verdades e seguiu as orientações,
Parabéns,
Você é nascido de novo!